Os benefícios de saber ouvir

O Talmude, livro de reflexões dos judeus, oferece uma importante consideração sobre os benefícios de ouvir conselhos e o quanto estes podem nos conduzir ao crescimento. E, ainda, que tais conselhos podem vir até mesmo de pessoas que não consideramos capazes. Ele afirma: “Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros, mais ainda com meus alunos”.

Refletindo sobre a importância de ouvir cuidadosamente os outros, o Provérbio nos aconselho: “Ouça conselhos, aceite instruções, e acabará sendo sábio”. Entre os nossos sentidos, um dos mais importantes para a construção de relacionamentos profundos  e mutuamente respeitosos é a audição. 

Conhecer o outro é uma tarefa que só conseguimos realizar quando nos dispomos a ouvi-lo cuidadosamente e, assim, criar um espaço em nós para que ele seja acolhido. Quando nos dedicamos a ouvir, aprendemos também a falar adequadamente, “com” as pessoas, e não “para” elas. Desenvolvemos relações profundas, de companheirismo, com alguém digno de atenção, que tem voz, desejo, direitos. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (MT, 11,15).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s