Por uma carreira mais feliz. Por um ano brilhante!

Quando um novo ano se inicia as promessas e expectativas de mudanças acompanham a contagem regressiva. O ano subsequente ultrapassa a linha de partida, os meses começam a correr, as expectativas começam a diminuir e a tão desejada mudança ficou no ano anterior. Quantas folhas do calendário você já viu passar sem alguma mudança ser realmente significativa na sua vida profissional? Talvez seja clichê dizer que enquanto suas atitudes forem as mesmas, os resultados sempre serão os mesmos… Bem, é clichê, mas é a verdade mais direta que poderia expressar nesse texto.

De certo você deve ter algum amigo ou parceiro de trabalho que insiste em fazer as mesmas reclamações, ano após ano, mas não enxerga (ou não quer enxergar) que a solução dos problemas pode estar mais próxima do que imaginam. Ou essas características também se enquadram a você?

Esse ano pode ser como qualquer outro, ou também se preferir, pode ser um ano sensacional. Pode ser o ano que você ganhará a tão esperada promoção, que irá fazer suas especializações, que te inundará de coragem para seguir com seus projetos ou até mesmo que perceberá que sua carreira está indo para outra direção diferente da que você esperava.

Sei que essas coisas não são padronizadas e não devem ser elencadas como ingredientes numa receita de bolo, porém separei algumas atitudes que acredito que podem auxiliar na busca de uma carreira mais leve e feliz no ano que começa:

JOGUE FORA SEUS MEDOS E ARRISQUE MAIS

Atrás do fracasso, da infelicidade e até mesmo das relações mais desagradáveis, o medo está presente. Já parou para pensar que o tão famoso medo do desconhecido pode ser um dos fatores bloqueadores do seu crescimento? Permita-se conhecer e explorar mais as oportunidades que chegam até você. Não deixe que suas dúvidas sejam o fator de estacionamento da sua carreira. Shakespeare já dizia: nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

FAÇA UM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

Trace seus objetivos e coloque-os no papel. Selecione o que será necessário para que seus objetivos ganhem vida e comece a planejar. Invista tempo nessa etapa, afinal grandes ações podem (e devem) sair daí. Em algumas entrevistas de seleção que encabecei, pude notar que 90% dos candidatos não tinham um planejamento efetivo a longo prazo traçado. Como você se imagina daqui a 5 anos e o que pretende fazer para chegar até lá? Seu planejamento pode demonstrar seu diferencial. Elabore um bom planejamento a logo prazo e destaque-se no mercado. Quer saber de um segredo? O mercado está sedento de profissionais bem decididos e preparados.

TIRE O FATOR “GRANA” DE FOCO

Em meus artigos de Endomarketing citei muitas vezes que salários altos não são sinônimos de satisfação no trabalho. A mesma afirmação também funciona nesse caso. Busque momentos, sensações e experiências que proporcionam prazeres maiores que os financeiros. Foque na sua satisfação pessoal, a felicidade sim é capaz de formar profissionais bem sucedidos. E o dinheiro? O dinheiro é consequência.

APRENDA A DESISTIR

Fomos condicionados a acreditar que para sermos vencedores não devemos desistir. Talvez essa seja uma das grandes mentiras da humanidade. Depois de ler o livro O melhor do mundo, de Seth Godin, pude compartilhar da mesma ideia do autor. Devemos ter a maturidade de identificar e abrir mão daquilo que não nos levará a lugar algum e nos impedirá de sermos o melhor do mundo naquilo que escolhermos ser. Não pense que para ser o melhor do mundo devam-se fazer coisas extraordinárias e impossíveis. Se você escolheu ser o melhor do mundo em descascar batatas, invista nisso e busque ser o melhor descascador de batatas do seu mundo e aprenda a desistir de tudo aquilo que não faça parte desse processo. Mas e se você escolheu ser o melhor em transformar pessoas e alavancar negócios? O processo é o mesmo.

COMPARTILHE IDEIAS

Sou adepta do pensamento que a maior riqueza que podemos conquistar na vida é o conhecimento. Esse sim é riqueza inesgotável e quanto mais se doa, mais se ganha. Absorva ideias, compartilhe conhecimento e esteja aberto e receptível a novas informações. Desafie a matemática e prove que quanto maior o conhecimento dividido, maior será o quociente. Ideias retidas não possuem valor. A palavra de ordem para esse ano é compartilhar!

Arrisque, planeje, foque, desista e compartilhe. Esses são alguns dos verbos que podem te ajudar a direcionar e até mesmo alavancar sua carreira de uma maneira mais feliz e brilhante. Que outro verbo você incluiria no seu guia para o ciclo que se inicia?

Por Mariana Melissa, via Ideia de Marketing

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s