Palhaços doutores: o serviço voluntário para a valorização do outro

De acordo com o último levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – entidade que reúne empresas como a Petrobras e a Vale – o trabalho voluntário é uma das experiências mais valorizadas em um profissional. Isso porque o voluntariado demonstra mais do que experiência: revela a maturidade e a preocupação do profissional com outras pessoas, com a sociedade e com o meio ambiente.

A estudante Yeda Woiciekowski, atualmente cursando o último período de Administração com foco em Gestão Estratégica de Negócios da Faculdade Guarapuava (PR), decidiu tentar o serviço voluntário como uma terapia e acabou descobrindo muito mais. Yeda ingressou no Grupo Palhaços Doutores, que realiza visitas a pacientes em vários hospitais em Guarapuava. A experiência de contagiar as pessoas com a alegria e o otimismo da enfermeira “Sara Cura”, sua personagem, melhorou a vida da estudante em todos os aspectos. Para o professor Jonatã Mariani, “seu senso de responsabilidade é tão evidente quanto sua disposição para encarar desafios, especialmente os que envolvem aprendizagem”.

Como a experiência no serviço voluntário impactou sua trajetória acadêmica e como você acha que isso vai influenciar sua carreira?

Serviço voluntário é colocar em prática o respeito, a ética e a consciência quanto à valorização do outro. Aprende-se nas faculdades muitos conceitos, o que deve ou não ser feito, a melhor opção e forma de atingir resultados. Porém, muitos se perdem nesse contexto entre teoria e prática. Quem já não teve aula de direito humano, de relações sociais e de tantas outras disciplinas que abordam várias maneiras de trabalhar com voluntariado? E quantos realmente se interessaram pela causa e estão praticando esse conhecimento? Poucos são os que conseguem.

Sempre procurei estar envolvida em projetos de voluntariado, mas, em específico, o projeto Palhaços Doutores trouxe uma nova visão de que podemos sim melhorar para ajudar aos outros, estar em constante crescimento e dedicar isso ao outro. Qualquer curso que seja feito te oferece uma visão sistêmica. Quem executa e procura o sucesso é você. O diferencial é você. Estou conseguindo perceber isso com o Projeto. Enfim, em nossa vida, precisamos fazer o bem para que possamos sentir o bem.

Os valores sociais e ambientais devem ser inerentes ao bom administrador hoje em dia? O que você pensa em relação a isso?

Sem dúvida. Em um mundo capitalista, perde-se muito essa visão de preservar. Fica apenas o consumismo e a busca incansável de lucro, que, diga-se de passagem, é fundamental à existência das organizações. Mas é necessário pensar como um todo, e um administrador precisa estar ciente de que o que é feito hoje resultará no amanhã. Somente com consciência e ações (social e ambiental) o administrador terá um diferencial.

Como você definiria sua mentalidade enquanto pessoa e profissional antes e depois do trabalho voluntário? Muita coisa mudou?

Muita coisa mudou na minha vida pessoal e profissional apenas realizando as visitas e sentindo na pele o quanto as pessoas precisam uma das outras. Participo do projeto há um ano e meu pensamento, minha visão sobre a sociedade mudou muito, seja na forma de encarar os problemas e procurar a melhor decisão, assim como na forma de fazer o bem para quem muitas vezes não conheço.

Participando desse projeto, percebi que a motivação para a vida e o trabalho ganhou um novo impulso e sentido, meu ânimo e rendimento aumentaram. Por isso, sugiro a todos que podem e têm o desejo de participar de programas sociais ou ambientais que o façam, pois existem sentimentos e emoções que são indescritíveis, mas que o tempo é incapaz de apagar e alterar. Quem conhece esse tipo de trabalho, se apaixona.

Fonte: administradores.com.br, por Eber Freitas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s