O QUE A SUA VOZ DIZ SOBRE VOCÊ?

A fala é um dos meios de comunicação mais natural e presente em nosso dia a dia, tanto que “não pensamos” ao falar e, justamente por esse motivo é preciso que nos atentemos ao modo como nos expressamos, pois uma simples frase com tom de voz diferente pode demonstrar sentimentos que não temos a real intenção de compartilhar.

De certo modo, a voz faz parte da essência do ser humano, através dela somos capazes de reconhecer e sermos reconhecidos sem que haja a necessidade de um contato visual, ou seja, o modo como falamos diz mais a nosso respeito do que as próprias palavras. Quem nunca ouviu alguém dizer a frase “Não é o que você falou, mas como falou”?

Através do tom de voz somos capazes de identificar características e sentimentos nas pessoas. Educação, gentileza, tranqüilidade, nervosismo e indiferença são facilmente detectados apenas pelo som que emitimos ao falar, o que interfere de modo significativo na eficácia da comunicação tanto no que diz respeito à vida social e / ou profissional.

No ambiente de trabalho o modo como usamos nossa voz é ainda mais importante, no caso dos gestores até mesmo vital, pois é preciso passar diversas informações a diferentes pessoas sem demonstrar superficialidade e arrogância. Os colaboradores de modo geral esperam que seus líderes sejam educados, gentis e que transmitam confiança, afinal, ninguém quer trabalhar ao lado de alguém que demonstre mau humor, falta de educação, impaciência e autoritarismo, não é?

Se observarmos grandes líderes será possível perceber que eles são capazes de cativar, impressionar e ganhar a confiança do público, pois conseguem transmitir de maneira natural as informações, ganhando assim a simpatia de quem o escuta. Claro que certa habilidade precisa ser aperfeiçoada ao longo do tempo e prestar atenção aos sinais que as pessoas transmitem ao nos ouvir é o primeiro passo.

Mas afinal, o que a sua voz diz sobre você? Transmite alegria, entusiasmo, confiança ou mau humor, arrogância e desprezo?

Por NATÁLIA DE ANDRADE – via Blog Essenciação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s