Professor não deve ser treinador…mas artista em estado de reinvenção

Em tempos de informações aceleradas… Em tempos de um constante avanço nos setores da sociedade….Em tempos de aprendizagem dinâmica, o professor deve recriar seu papel na atualidade. E isso não se trata apenas de utilizar redes sociais, tablets ou vídeos legais.

A conexão com os meios mais modernos certamente é importante. No entanto, já que os estudantes têm acesso por meios diversos à informação, qual vai ser o papel do professor na escola/universidade e sua articulação fora dela? Quais serão as formas de aprendizagem trabalhadas? Em qual universo o professor vai estar: no universo alheio a tudo o que está acontecendo, ou ao universo da ação e colaboração? O desafio de ser docente hoje é grande, mas não menos prazeroso. Escolhemos, então, o universo da ação, da invenção em conjunto, trazendo o estudante para perto e o fazendo-o aprender de forma crítica… aprender dentro de seu próprio contexto e se interligando a outros.

Se as ferramentas e as fontes não são mais segredos, o que falta para o ensino-aprendizagem transforma os jovens de hoje? INSPIRAÇÃO! Já se foi o tempo de professor dador de aula… do professor engessado por metodologias pouco eficientes. Professor é o cara que propõe a pergunta e que estimula o hábito de perguntar; é aquele que ajuda a criar uma rede de valores; é aquele que mostra que importante mesmo é ser autêntico!

Copiar….compilar…repetir? Isto pertence ao professor do passado, aquele que considerava todos os alunos iguais e desprovidos de identidade. Hoje, devemos colaborar, compartilhar, cooperar, criar junto, e acima de tudo, recriar. O professor com características de treinador não estimular a imaginação e a vontade de aprender… acaba, assim, virando um repetidor de velhas fórmulas. Felizes são aqueles que se encontram em um constante estado de reinvenção!

 

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e Blogueiro

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s