A Copa do mundo e a ridicularização do povo brasileiro

A saga!! A cada notícia que escuto ou leio tenho mais certeza de que a FIFA está fazendo de tudo para que a Copa do Mundo ridicularize os brasileiros e que a identificação do povo se dê como antigamente (ou atualmente para certos países): como um povo selvagem, sem costumes ou cultura – um bando de índios sem percepção ou compreensão das palavras! Você talvez possa acreditar que eu esteja exagerando em minhas palavras…mas basta perceber os nomes “representativos” que deram ao mascote, e posteriormente a bola da copa.

O mascote recebeu o nome de Fuleco – segundo a FIFA por escolha do povo – e a palavra foi “criada” pela união das palavras futebol e ecologia. Bem, vejamos qual a tradução da palavra pelo dicionário: Fuleco é um apelido para o ânus…O mesmo que cu. Oi?!

Está com dúvidas sobre a aplicação da palavra?! Vejamos um exemplo retirado do site Dicionário Informal:

Vai tomar no fuleco!…Fuleco de bêbado não tem dono.

Quem tem fuleco tem medo…Passarinho que come pedra sabe o fuleco que tem.

Entendeu?!

Ah…estão de sacanagem conosco! Vai dizer que a FIFA propõe uma votação e entre os nomes está um que tem como significado o C%#$ ?!! José Simão (@jose_simao) diz que nós somos o país da PIADA pronta, e eis que a FIFA parece querer honrar está nobre caracterização de uma maneira bastante, digamos, criativa! Como se tudo não fosse mais inventivo…mais bem compreendido e mais fora do comum, a bola da copa foi batizada de “Cafusa”. Outra historinha da fértil imaginação da FIFA. Vamos lá a mais uma bela e importante explicação:

Cafusa significa: uma mistura de “carnaval”, “futebol” e “samba”. O Brasil é conhecido no exterior como o País do futebol, do carnaval e do samba, não é mesmo?!  Por isso o nome Cafusa está bem representado… Será?!!

Apesar do Brasil, mesmo com algumas dificuldades, crescer e atrair os olhares de outras pessoas, seja para investir, seja para vir morar e trabalhar (pois a situação de alguns países está tensa), resumimos nossa identidade a carnaval, futebol (mais uma vez) e samba. Devemos pensar na extensão deste país, nas coisas maravilhosas que compõe este povo.  Não estou a criticar estes três elementos da identidade brasileira…mas como eu falei, são elementos, não toda a identidade. Como cidadão brasileiro, sinto-me em uma situação vexatória por ver o mascote e a bola da copa terem nomes “artísticos” tão diferentes, e um deles sendo até uma forma de xingamento.

Nobre leitor (a), será que não tenho o mínimo de razão por me constranger diante de tais fatos? Você Compartilha deste sentimento?!

Então vamos bradar…vamos agitar…ou vamos ver os gringos chamarem nosso mascote de Fuleco sem imaginar (ou imaginando e rindo) o duplo sentido embutido!

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e Blogueiro.

@CapitaoCoragem

2 pensamentos sobre “A Copa do mundo e a ridicularização do povo brasileiro

  1. fake, você fala do significado no dicionário informal, mas se vc olhar as datas de cada significado todos são de depois do dia 26/11/2012, logo não é a fifa que está ridicularizando mas o proprio povo

    duvido muito deste significado

    o que existe é
    foleco: nome de um pássaro
    fulecar: v.i. Brasil. Perder, ao jogo, todo o dinheiro que possuía ou que levava.
    Fúlica: sm (lat fulica) Ornit Gênero (Fulica) da família dos Ralídeos, constituído de aves aquáticas, a que pertencem os galeirões.

    • Ok João. E o que pensar a respeito do restante do texto? E do Contexto todo?!
      Não é porque muitos políticos roubam que não acreditarei mais em política. Não é porque muitos (ou poucos) ridicularizam nosso país, que ficarei calado.
      O que achas?!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s