Teste da ANPAD: de onde vem e para que serve.

Sabe quando você sente uma sensação que está voltando ao passado por alguma circunstância que não depende de você? Sabe quando você tem que fazer uma coisa e sente que todo o conhecimento adquirido antes (leia, graduação) não serve para absolutamente nada?! Pois bem, assim eu me senti quando recentemente fiz o teste da ANPAD. Completo meu turbilhão de sensações acrescentando: fiz novamente o vestibular.

Devo adiantar que o sentimento de indignação pelo dito “teste” extrapola o limite da razão, mas usarei os conhecimentos que adquiri para tecer críticas à prova de vestibular, digo, ao teste da ANPAD. Como pretendia participar de uma seleção de mestrado, a instituição pedia como item obrigatório a realização do TESTE da ANPAD. Até ai tudo tranquilo. Eu imaginava que se tratava de algo semelhante ao que acontecia com o “teste da OAB” ou de outras profissões que tem como base os conhecimentos adquiridos na graduação. Pobre de minha pessoa e de minha inocência de poeta idealista.

Como forma de preparar-me para o famoso teste, busquei na internet algumas provas passadas para poder estudar. Qual não foi a minha surpresa quando vi questões semelhantes aos moldes do vestibular adotado pelo brasil, e como um agravante: pouquíssimas questões (ouso dizer que NENHUMA) abordava os conceitos teóricos aprendidos durante a graduação. Vejamos a tradução do latim para ANPAD: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Vejamos ainda o foco do trabalho da Anpad: “desenvolve um consistente trabalho na promoção do ensino, da pesquisa e na produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil”. Áreas afins?! Ou seja, todo o campo de conhecimento que se tem compreensão!

Primeiro ponto: a entidade que deveria focar em administração, não tem foco algum. Segundo ponto: por não ter foco algum, muito menos em administração, ela reforça uma ideia que todo estudante percebe em algum momento da graduação: QUALQUER um pode ser administrador (a). Respeito pelos estudantes não existe. Valorização do Administrador, muito menos. Este sistema só faz manter no poder mentes pequenas que acreditam saber o que é ensino, pesquisa e extensão. Saber é uma coisa…saber de fato é outra totalmente diferente. Diante disso, respondo ao questionamento que está no título: (de onde vem) o teste da ANPAD vem de velhos poetas que perderam o real objetivo pelo qual se dispuseram – valorização da educação; (para que serve) não serve para ABSOLUTAMENTE nada!… Minto. Serve para encher de dinheiro uma instituição que não tem proposta de atuação nem muito menos busca melhorar a educação no Brasil.

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e Blogueiro.

@CapitaoCoragem    

8 pensamentos sobre “Teste da ANPAD: de onde vem e para que serve.

  1. Verdade professor!! tem coisas que não podemos ficar de braços cruzados e boca fechada, temos que expor nossa indignação para alguns atos, não podemos nos conformar com tantos erros, muitos valores estão se perdendo, mais se cada um de nós fizer-mos nossa parte de pouco em pouco podemos mudar o rumo das coisas.

    • Com certeza Cristina. É necessário questionarmos como as coisas estão acontecendo. Neste caso do teste da ANPAD, é um absurdo a proposta e a maneira como é exposta (imposta é uma palavra melhor) para os candidatos. Fica a esperança de dias melhores! Obrigado pela participação!

      Ricardo Verçoza

  2. Pura realidade! Sou professor universitário e transmito congratulações ao Docente que em sábias palavras dissertou o que muitos querem dizer, mas não são ouvidos. O Teste da ANPAD é fundamentado unicamente em ganho de dinheiro, pois as especificidades do teste é algo incomum e absurdamente mal construído.

    Se é para Administradores por que não inserir nas provas assuntos aprendidos e vividos na graduação, porém é totalmente contraditório.

    As Disciplinas são: Raciocínio Analítico, Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo, Inglês e Português.

    Irreal, puramente retrógrado e por que não dizer “Obtuso”.

    É voltar ao cursinho para mais um “Vestibular”.

    Taumaturgo Bonfim
    Professor / Empresário

    • Taumaturgo, agradeço o seu comentário.
      Vivi a experiência do teste da ANPAD e não vi sentido algum. De certa forma, ou de toda, é um vestibular sim – como você diz.
      Este modelo de educação ainda valoriza a “decoreba”, infelizmente.

      Grande Abraço!

      Ricardo

  3. Boa tarde Ricardo,
    Quero participar de uma seleção para o mestrado em Administração da UEM. Farei a edição de Setembro de 2013 do teste Anpad.

    Enfim… Quando peguei as provas anteriores, parece que perdi o chão. A sensação é de que realmente terei que fazer um outro vestibular.

    As questões são rebuscadas e nada tem a ver com os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis e muito menos de Administração pelo que pude perceber…

    Quando procuro a opinião de outras pessoas pela internet, encontro apenas relatos aparentemente forjados e genéricos de pessoas que estudaram por meio de cursinhos caros e métodos que envolvem mensalidades altíssimas.

    Sei lá… Quero muito fazer esse mestrado, mas devido a esse teste minha motivação está acabando…
    Parece que essa é a proposta da Anpad, desanimar os candidatos.

    • Olá Sergio!
      Eu também fiz o teste da Anpad para realizar o mestrado.
      Minha maior surpresa foi perceber que a prova não pede nada do que foi aprendido na graduação. É como você disse: outro vestibular!
      Na minha humilde opinião, é mais uma forma de ganhar dinheiro com educação, sem a preocupação com o a evolução da situação atual.

      Não perca a motivação amigo…Devemos criticar e seguir em frente. Um dia, melhora!

      Abraços e agradeço o comentário!

      Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s