Caso Brahma: como uma ação de marketing pode se tornar um pesadelo para uma marca

Quis trazer este caso comentado nas redes sociais para vocês.

No último final de semana, a cervejaria Brahma que patrocina mais de 30 clubes brasileiros, promoveu uma ação de marketing através do perfil BrahmaFla no Facebook um tanto polêmica. No vídeo postado no Youtube e compartilhado no Facebook, um torcedor “flamenguista brahmeiro” faz graça ao dizer que o Sport “vive na aba do Flamengo desde 1987” – por conta do título leonino no Campeonato Brasileiro – e ironiza o clube com a imitação mal elaborada de um sotaque nordestino.

O que de um lado pode ter soado como um papo informal da marca com os torcedores do clube carioca, por outro lado gerou a ira dos torcedores do clube pernambucano, que inclusive também é patrocinado pela marca. O vídeo não ficou no ar por muito tempo, logo a Brahma o retirou do canal BrahmaFla, mas aí já era tarde demais. Logo o vídeo espalhou-se na rede, e hoje se encontra na primeira página do Youtube, com cerca de 54 mil visualizações com o título: “Vídeo da Brahma desrespeitando o Sport”.

A empresa chegou a divulgar um comunicado de desculpas “à Torcida do Sport e ao povo pernambucano” no perfil BrahmaSport. Porém, o texto não foi exibido na página do BrahmaFla, o que gerou ainda mais descontentamento. Não é de hoje que se discute o cuidado que as empresas devem ter com sua reputação na web e por isso também a necessidade do monitoramento da marca na rede. E quando a própria ação de marketing afeta a marca, como agir?

De longe, a atitude mais correta a ser tomada pela Brahma seria pedir desculpas aos torcedores do Sport no mesmo canal em que eles foram “ofendidos”, ou seja, no perfil BrahmaFla no Facebook, coisa que não ocorreu até o momento. Surge então uma interrogação ao analisar esse caso: até que ponto uma ação mal elaborada pode afetar uma marca? De nada adianta gerar conteúdo e criar interação com os usuários, se não for muito bem avaliada a mensagem que está sendo passada, sob o risco de não só ver a ação falhar, mas ter um resultado negativo e deixar a empresa em maus lençóis.

Onde fica a responsabilidade de colocar qualquer um para fazer os vídeos que representam uma marca?

Via Administradores.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s