O exercício do trabalho em equipe

Competência bastante exigida nos dias atuais pelas empresas, o trabalho em equipe é fundamental para qualquer profissional construir uma carreira solida e de referências – independente da área de atuação. Os benefícios inegáveis que a teoria propõe são elementos convidativos para qualquer indivíduo desenvolver essa habilidade na prática. E porque vemos tantas pessoas com dificuldade de trabalhar em equipe?

Acredito ser uma questão de exercício – ou da falta dele. Assim como alguma parte do nosso corpo se atrofia (perde capacidade) quando não praticamos algum exercício, seja ele físico ou intelectual, assim também nós precisamos nos permitir ao exercício de trabalhar em equipe. É um tarefa difícil…certamente cheia de obstáculos, mas que se você souber observar e dialogar, coisas boas podem surgem.

Pessoas que antes eram desconhecidas, habitando num mesmo ambiente, começam a interagir e a se conhecer, a estender o vocabulário que antes era restrito a um “bom dia” ou um “como vai?” e a reconhecer o valor do próximo. Talvez aquela ideia inicial de não querer se envolver, de evitar aquela pessoa que é “aparentemente chata”, se transforme num desejo de descobrir como pode ser gostoso conviver com outras pessoas. Se é da natura humana se relacionar, construir sonhos e estabelecer ambições com outras pessoas, porque existe ainda tanta dificuldade (e receio) entre as pessoas de participar das atividades em equipe?

Acredito que temos que desconstruir os significados que muitas vezes a sociedade nos coloca e que outras vezes nós precipitadamente definimos: de que trabalho em equipe é chato, de que as pessoas são arrogantes…entre outras coisas. Reavaliar a postura pessoal diante do trabalho em equipe pode render frutos bastante produtivos, surpreendentes e às vezes inesperados. Que tal embarcar nesta aventura?!

 

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e Blogueiro.

@CapitaoCoragem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s