Como anda seu rapport?

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa concordância, conformidade, harmonia. Segundo o Glossário de Termos de PNL, rapport é a “relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia”.

No ambiente profissional, essa é uma prática muito utilizada e pode sim ser considerada uma estratégia de negócio. Inúmeras vendas são fechadas por causa de um bom rapport. Ele aumenta o nível de confiança do vendedor com o cliente e as sugestões dadas pelo profissional passam a ter muito mais força. Mas isso não acontece só nas relações de trabalho. Provavelmente você já deve ter se esforçado para ter um bom rapport no convívio social, mesmo que instintivamente. Hoje em dia, já existem algumas técnicas que ajudam a melhorar o rapport. As mais conhecidas são:

Espelhamento corporal – é a harmonia entre o comportamento e expressão corporal de duas pessoas. A melhor escolha é estar sempre em sintonia com quem interage. Na postura, depois nos gestos, e, então, aos poucos, você vai conseguindo criar um clima confortável entre os dois e percebendo uma reação positiva no outro.

Sintonização de voz – falar muito alto ou muito baixo, rápido demais ou devagar demais poderá se tornar um problema ou uma solução dependendo da pessoa com quem está conversando. Procure manter a mesma velocidade e tom de voz do outro e assim terá superado mais uma barreira.

Ajuste da linguagem – como dito anteriormente, o rapport também é usado no convívio social, assim sendo, imagine-se na praia conversando com seus amigos e utilizando expressões coloquiais que você aprendeu recentemente no trabalho. Garanto que você chamará a atenção deles, mas não garanto que te admirarão por isso.

Passamos boa parte do nosso dia tentando convencer chefes, clientes, colegas de trabalho, amigos e tantos outros sobre nossas opiniões e ideias, mas muitas vezes não conseguimos transformá-las em ação, dar o próximo passo, pois não sabemos vendê-las, ou melhor, fazer com que comprem. Para obter o sucesso desejado, enfatize os pontos em comum entre vocês. Se ainda não souber esses pontos, repare em características marcantes na pessoa ou em objetos particulares para fazer um comentário a respeito; por exemplo, se você visualizar a bandeira de um time de futebol na mesa de seu cliente, você poderá falar brevemente sobre futebol ou esportes.

Crie o hábito de se perguntar de que forma você pode agregar valor ao diálogo de maneira a se tornar atrativo àquele que te escuta e, assim, ter grandes chances de conquistar até os as pessoas mais desconhecidos.

Fonte: exame.abril.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s