A busca criativa e a fuga de estereótipos influenciando o sucesso

Há uma guerra em nosso caminho. Você pode querer enfrentá-la ou simplesmente dizer que não é real. Se você é disposto o suficiente para optar pela primeira alternativa, então siga comigo. A frase que norteia o texto é um pouco da reflexão que muitos profissionais fazem e tantos outros se esquecem: trabalhar seu comportamento e aperfeiçoar sua empregabilidade para além das fórmulas mágicas que achamos pelo mundo afora. Hoje não podemos nos limitar aos instrumentos tradicionais de busca de empregos ou compreender que existe uma “formação padrão” para conseguir o sucesso. Seja você um (a) empreendedor (a) interno (intra-empreendedorismo) ou externo (que deseja o próprio negócio) as oportunidades estão surgindo aos montes, especialmente com o desenvolvimento do Brasil.

A revista Você S/A de janeiro traz uma informação que corrobora o que eu digo nas últimas linhas acima: “nos últimos dois anos a taxa de desemprego no Brasil ficou em 6%, o que configura o que se chama de pleno emprego. Significa que todo profissional que está à procura de trabalho consegue colocação no mercado. Esse cenário deve se manter em 2012 (pg 31)”.

É meu amigo e minha amiga… Este ano de 2012 traz boas perspectivas. Mas como você está se preparando para descobrir/conquistar seu espaço no mercado tendo em vista um futuro promissor? Digo isso porque não me canso de ler profissionais, especialmente da área de recursos humanos, afirmarem que há um “apagão” da mão-de-obra em praticamente todos os setores da economia e de ver que estrangeiros sente-se atraídos para trabalhar (e morar também) em nosso país. Não adianta discriminar os estrangeiros ou culpar o destino pelo seu insucesso, pois o avanço de qualquer economia cria certos movimentos globais inevitáveis – ainda mais com vários países da Europa enfrentando crises.

Quando eu me refiro a “busca criativa” penso que você deve expor suas qualidades de formas diferentes – e isso não inclui se vestir de palhaço ou qualquer outra coisa espalhafatosa. Refiro-me a não simplesmente esperar que as coisas aconteçam, mas de fomentar atividades e vínculos que te faça transcender e dar um passo a frente em relação ao estado atual de conhecimento e de contatos. Gosto muito do ditado “quem procura acha”. E quem não procura? Espera pela sorte ou chupa dedo!

Fugir dos estereótipos é negar um padrão que a sociedade em muitas oportunidades nos transmite que como o que vai dar resultado.  Nosso modelo educacional ainda é um fator limitante para a capacidade inventiva e crítica do ser humano, e isso infelizmente acaba por refletir indivíduos que sabem tudo, menos o que de fato querem. Sendo assim, ao invés de copiar TUDO o que vê por ai, tente estabelecer um filtro de informações e conhecimento de forma que isso possa se traduzir em avanços pessoais e profissionais.

Certa vez Augusto Cury disse: “O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo”. Esse danado conformismo às vezes alimenta nossa tranquilidade e a consciência de que está tudo certo. Seu passaporte para o sucesso é sonhar bastante, ter uma dose calibrada de loucura (ai você decide a quantidade) e sair do tradicionalismo de formas e cores. Ou não.. talvez você conquiste o sucesso fazendo as coisas como sempre fez. Será?!

Por Ricardo Verçoza

@CapitaoCoragem

2 pensamentos sobre “A busca criativa e a fuga de estereótipos influenciando o sucesso

  1. Como você mesmo mostrou na aula de Sábado (Grau Técnico ADM9 28/01/12) temos que pegar nosso chocolate e para isso é preciso levantar-se da cadeira mesmo sabendo que podemos quebrar a cara!

  2. Hoje em dia para conseguir sucesso dentro da sua área de atuação profissional, é preciso buscar ser diferente, ser novo. Não podemos usar nossas habilidades apenas quando for “necessario”, e sim sempre que possivel, nas maiores e menores necessidades..=)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s