A CONQUISTA DO SER

Esse é um texto antigo que eu tinha escrito e resolvi compartilhar.

Viver é lutar. A forma mais imaginária de interpretar esta frase, qual seria? O ponto de vista no singular ou plural é observável em todos os aspectos? Há seres em forma de gente que vê a vida tal como esta frase demonstra por seu significado. O lutar é desejo de poder suspirar, respirar e, por conseqüência, amar coisas, pessoas e algo mais. Nas faces os segredos são ocultados para os mortais, e às vezes são incompreensíveis a razão… Não se entende o porquê, muito menos afirma se é realidade ou fantasia. A fé que enfrenta barreiras transforma as almas que transitam por esta terra em pontos luminosos, de modo a deixar marcado na memória a figura do anjo por assim lembrar. Sempre unicamente talhados de alguma forma a cativar nossos corações, são uma amostra de ensinamentos, um exemplo de esperança, a ambição de viver bem, feliz e os dois ao mesmo tempo.

-Vem, abre tuas janelas, sejas constante na busca de ideais…

Por que esconder o real sentimento, se pelo olhar demonstras o que és e como se sentes?

Com uma sensibilidade que vai além de nossa vã imaginação, busca-se compreender a passagem por esta terra de maneira que todos em cor e pensamento sejam únicos e essenciais. Para cada qual é mostrada sua importância, de modo que o entendimento venha a clarear a paixão que nascer nos traz. O sabor só depende de como transcorre o caminhar…

-Ô Rosa, o que podemos ver no horizonte?

-O que você puder enxergar.

O agora é o amanhã. O presente e o futuro estão separados, mas na verdade um é complemento existencial do outro, e vice-versa. É leite e nescau; páscoa e chocolate; carinho e amor. Ao mesmo tempo, um não sabe do outro, e a previsão não há.

Vejo-me desenvolver minha condição, meu fruto de alegria…

Vejo-me evoluir, pois da fraqueza vem a fortaleza, vem a descoberta de que não estou só: a diversidade habita de tal forma que os sentimentos reúnem-seem beleza. Um ser amante, um ser que evolui a cada fração da experiência que vem tocar a alma… Minha alma.

Assim posso compreender o que muitas vezes não pode ser compreendido; amar o que não pode ser amado ou o que não quer… Isto é muito além do que as suposições terrenas podem contemplar, isto é o esplendor do valor humano. A luz nos traz a graça de sermos pessoas com uma tradução benevolente pela expressão da face, pelos gestos de acolhimento. Ô coisa boa!!É mesmo assim?Certamente. É você, e só você, que cria condições para uma existência cor de arco-íris na fantasia de sua vontade. O que vais fazer?Não diga. Pense e faça. Mas não somente. Ouvir se faz necessário na construção dos sentidos que nos fazem perceber o mundo, que nos fazem ver e ser vistos…

O tempo não pára! As primaveras passam com o abrir e fechar dos olhos, com o ato de respirar, com uma carícia que é breve e eterna…

-Como fazer para aproveitar isto se a vida é curta, Rosa?

-A vida não é curta, muito menos termina. É uma maravilha por criação.

Dentre todas as espécies vivas, nós somos especiais. Por quê? Temos a capacidade de possuir em vida o dom e a arte de existir, enquanto os outros seres só possuem o dom. O dom provém de quando nascemos, pois é algo pertencente a todos. Já a arte depende de cada um, pois os dias seguem em constante luta pela perfeição. Aí você escolhe: um viver vago e em função do mundo ou um viver único e cheio de bons mistérios. Está em prova o desejo quando choramos no conforto de nossa mãe. Lembranças…

Alguns manifestam a alegria pela vida assim como este sentimento: só sabem que é gostoso, mas não sabem o porquê. Mas temos como saber? Claro! Guardamos em nosso interior uma sensibilidade que é infinita pela circunstância do amor não plenamente desvendado, provocado e provado, mas sempre esperado.

Aprendei-vos qual é a melhor coisa que existe…

Aprendei-vos já que deleitar-se é o êxtase de nossa magnitude, e por vezes é a mansidão para interpretar a folia. Nem tudo me convém e apesar de certas coisas me incomodar, apesar de certas coisas eu não gostar, tudo pode acontecer e certamente melhorar…

Se os mortais aprendessem, se vivessem, de fato, os sentimentos ruins talvez não existissem. A vida é uma aventura da qual não saímos vivos, então meu bom?

O gostoso é sonhar a brisa que enche o coração com o mais suave desejo de esperança a nutrir as relações, querendo por insistência nunca sumir…

Chegue que eu faço um cafuné, dou-lhe um beijo de caramelo grudado, assim mesmo… Oxe, isso é bom por demais! Fazer um agrado como um carinho mimado; amar em situações pouco prováveis; surpreender com o calor da paixão… Não adianta negar:

“A natureza humana é fantástica e grandiosa”…

Ela manifesta-se no óbvio e na imprevisão dos atos, compreende-se pelas emoções despertadas, surgi no querer do bem comum… Vai além de qualquer definição teórica os sentimentos e razões.Não há como…Explicar.

Faze-se necessário navegar e conhecer, ultrapassar os limites, enxergar a verdade sem a ilusão imposta pelo mundo. A poesia não está só nas palavras, mas em tudo o que podemos ver e que nos transforma novamente em crianças. Chegará o dia em que serás uma guerreira como jamais existiu, lutarás com coisas invisíveis aos olhos e terríveis ao coração , ao corpo. Perceba, também aí, a poesia a embalar toda estrutura e transformar o quase nada em força de espírito, coragem, anseio pela vida. Destino é uma incerteza para justificar nossas incertezas, é um artifício para o que não sabemos, logo deve ser uma constante inconstante.

Há laços mais fortes… Há laços mais concretos que uma incerteza, pois mesmo reduzidas por determinadas circunstâncias, algumas pessoas conseguem transmitir o amor de tal forma, que é impossível não se sentir atraído a entregar-se.

Atraído a amar, a viver…Atraído a lutar por uma existência apaixonante em todos os seus momentos e segundos. O fim jamais existirá, sendo apenas o medo pelo amanhã… A partir do princípio, tudo é festa, alegria, lembrança. Então?

Assim são algumas pessoas que estão perto de nós. Assim deve ser a nossa presença diante do mundo, pois há diversas coisas que impedem nosso caminhar. Quietude não é virtude. Não é fácil trabalhar para que a vida se transforme de tal maneira como desejamos. Não é fácil respirar em situações complicadas… Mas se estou vivo certamente tenho algo para fazer aqui. Uns falam e falam… Outros não se movem. E assim ficamos? De modo algum. Acredite no que pode criar. Viver é lutar. Viver é conquistar a felicidade. Viver é…

Viver não tem definição certa!

Viver é pluralidade.

Por Ricardo Verçoza

@CapitaoCoragem

2 pensamentos sobre “A CONQUISTA DO SER

  1. Acredito que a vida é muito mais que isso, aqui é uma passagem, e somos seres imortais quando falamos no espirito, mas temos que passar aqui amando aos outros , ajudando. É isso quem penso.

    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s