Liderança na perspectiva do professor Xavier

Para podermos começar está reflexão sobre liderança, vou primeiro contextualizar. Professor Xavier surgiu com os X-Mem em 1963 (nas bancas) com a missão de liderar uma equipe de mutantes de nomes estranhos e poderes totalmente diferenciados. A história conta que Xavier descobriu seu poder ainda criança (ler mentes) e que após muito tempo, depois de uma forte batalha da qual saiu paralítico, decidiu fundar em Nova York a escola para jovens superdotados. Destes jovens que participaram da escola (um projeto no mínimo audacioso), Xavier formou uma equipe – os X-mem – que objetivava juntar forças para combater o mal.

Seu desafio maior não era combater o mal, mas sim liderar pessoas (ou se você preferir, mutantes) e seus poderes, virtudes e defeitos, angústias e desejos que só uma equipe diferenciada como os X-Mem era. Essas diferenças, muitas vezes notória em termos físicos, transforma a vida do líder numa verdadeira aventura cotidiana.

É importante destacar que a pessoa que se encontra no cargo de liderança (neste caso o professor Xavier) precisa compreender o seu papel para se relacionar e dialogar com seus liderados, pois o antigo arquétipo de “líder” de que “manda quem pode” não trará resultados frente às características comportamentais tão complexas dos indivíduos. Delegar atividades, saber deixar os outros errarem, entender as nuances que fazem parte da rotina é de responsabilidade daquele (a) que se propõe a estar agindo para promover o desenvolvimento da empresa e também do profissional. Seria bom que, assim como o professor Xavier sabe ler mentes, também nós pudéssemos ter esse dom para trabalhar com as pessoas ao nosso redor.

Apesar de não termos esse “poder”, podemos desenvolver a habilidade criativa de perceber na relação do cotidiano que a proposta de liderança é de inclusão, abertura ao entendimento, superação dos conflitos, paciência diante dos impasses. Faço a um convite a você que está se posicionando como líder a refletir este exemplo do professor Xavier e os bons exemplos da nossa realidade. Conquiste. Transcenda. Faça diferente.

 

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s