Desafios e aventuras: liderança para além da hierarquia!

Desafio não é você provocar o outro. Desafio é você se provocar. Se pararmos um pouco para refletir e analisar de quem é a tarefa do autodesenvolvimento, podemos entender que a responsabilidade é nossa e apenas nossa. A realidade-real-fictícia de amadurecer implica um desmembramento de casos e acasos na atmosfera pessoal e profissional; logo, precisamos instigar a vontade que motiva o estado de aprendizado contínuo e da prática da multidisciplinaridade.

E porque se faz necessário esse contato com o “EU” interior e com essa perspectiva (que para muitos pode ser surreal) indivíduo-mundo? E o que tem haver isso com liderança? Talvez tudo e mais um pouco, e eu explico. A base da estruturação da sociedade do passado foi um modelo hierárquico inflexível que inspirava um círculo vicioso de obediência cega e poder absoluto, que castrava o poder da inovação e da articulação para o aprendizado, que inibia a força do trabalho coletivo. Mas esta base foi (e está) aos poucos se modificando, não por vontade própria, mas antes por necessidade. A concorrência estava (e está) cada vez mais forte e a sobrevivência estava (e está) atrelada à mudança de curto, médio e longo prazos, e a superação de paradigmas que engessam o crescimento.

A realidade  que nos encontramos é um constante furacão que cria e recria possibilidades num espaço muito pequeno, e é um fato que líderes e empresas não antenados com necessidade de diálogo permanente estão plenamente capacitados a fracassar. Hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas que atuem além da formalidade da hierarquia, e isso não quer dizer que não haverá comprometimento com a equipe, com a empresa ou com treinamento e desenvolvimento. Isso pode iniciar uma proposta de relações mais transparentes, de compreensão de desejos e falhas que todo ser humano tem… mas se nós tivermos uma postura diferente (aberta), poderemos quem sabe, torna-nos líderes para além da hierarquia.

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s