Estabelecendo conexões: transformando “mundos” com a palavra

Acho curioso como, através das palavras, podemos criar realidades. Quando eu coloquei no título “mundos” (no plural), é que esta definição não se restringe apenas ao planeta terra. Mas antes disso, quero refletir um potencial inovador e diferente que envolve pessoas e tribos. Estamos vivendo numa era de plena informação de conceitos e conteúdos, realidade que constantemente se intensifica e renova. Não tem como mensurar, pelo menos em números, a diversidade de conexões que são estabelecidas, seus frutos e impactos… mas podemos entender que através das palavras, as pessoas estão verbalizando dores, alegrias, paixões, preconceitos, desejos…

É como se ao som do vento, ao batuque da alfaia, sentíssemos uma voracidade que talvez estivesse guardada, pronta para ser transmitida e amplificada. Destaco aqui o papel das mídias sociais, como meio democrático de conectividade, a romper as barreiras imaginárias que limitavam ideias e imobilizavam pessoas. É evidente que tamanha liberdade fascina muitos em querer falar o que quiser sem medir as consequências e ainda dizer que é pela tal “liberdade de expressão”. (Pobres indivíduos estes que colocam a liberdade antes do respeito…) No entanto, vejo os exemplos bons em maior número e em maior qualidade também. E prova disso nós visualizamos quando demonstrações de preconceito são refutadas tanto pelas pessoas quanto pelos jornais, revistas e afins.

O que eu desejo, de vós que me lês, é a pró-atividade de construir pontes que venham a provocar reinvenções nas pessoas, que venham a deixa-las inquietas e pensativas sobre o status quo. Podemos usar com sabedoria a fertilidade textual para transformar os “mundos”, que muitas vezes só estão esperando uma oportunidade para se libertar. Estabeleça conexões e incite o circuito da interação. E então, mãos à obra?

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s