Discussão…debate…ou diálogo. O que falar?

Muitas vezes falamos e não sabemos o sentido. Qual o real impacto das palavras discussão, debate e diálogo? Se pararmos um pouco para refletir, o impacto é grande. Numa sociedade em que cada vez mais vemos pessoas matarem umas às outras por motivos fúteis, é necessário a compreensão e a aplicação do sentido destas palavras.

Na discussão, percebe-se que o lado emocional se sobrepõe a razão. Às vezes, inconscientemente, dizemos “hoje eu vou ter uma discussão com Francisco sobre o futuro da empresa”, só que não sabermos o significado que a palavra traz. O simples ato de se encontrar com outra pessoa faz com que usemos da comunicação. No entanto, se este encontro estiver permeado por conflitos mal resolvidos e disputas de egos, o lado emocional dos envolvidos terá um peso determinante no desenrolar da “discussão”. Já no debate, há um confronto de teses, plataformas e/ou grupos, sendo que sempre vai existir aquele que ganha e o que perde. No ambiente profissional, a proposta do debate não favorece que as pessoas entendam que a vontade da equipe deve se sobrepor ao individual. Se faço com que minha ideia sempre prevaleça frente à equipe da qual faço parte, vou provocar (com muitas chances) possíveis ressentimentos, pois alguns podem se sentir desprestigiados.

No diálogo, a busca é pelo consenso. Não são objetos, coisas sem sentido ou desejos infantis. O que se almeja alcançar é que todos compreendam que aquela ideia é necessária para o desenvolvimento e aprendizado. O diálogo é o passaporte para que muitos atritos possam ser resolvidos, para que o respeito aconteça com frequência e para que a liberdade de expressão possa se fazer presente.

Independente do perfil pessoal que você tiver, pense como pode fazer para melhor se relacionar com as pessoas. Pode não ser fácil (e realmente não é)…mas temos que fazer nossa parte se quisermos viver numa sociedade com mais respeito e dignidade.

 

Por Ricardo Verçoza

2 pensamentos sobre “Discussão…debate…ou diálogo. O que falar?

  1. Ricardo,
    Gostei do post! O que você escreve é a pura verdade. O diálogo é que pode dar frutos positivos e sem recentimentos.
    No sábado vou divulgar um texto, sobre um aspecto muito importante para o diálogo ter sucesso – saber ouvir!
    Visite o Blog Questão de Coachig e dê sua opinião.
    Abrs,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s