É possível um ambiente colaborativo em uma empresa?

Como entender o ambiente colaborativo de uma empresa?

Talvez seja difícil uma resposta pronta que possa esclarecer. Seja um profissional novato ou um com bastante tempo de “casa”, viver num ambiente de colaboração exige atenção e um pouco de jogo de cintura também. Como diria um amigo meu, você só aprende o jogo (a empresa) de duas formas: lendo o manual ou aprendendo com os jogadores mais experientes.

Disputas, egos, amizades, dificuldades. Quando você se propõe a estar realizando uma atividade (ou atividades) da qual realmente gosta, terás que mostrar as habilidades se quiseres conquistar o sucesso. Existe uma habilidade que tu também terás que ter e praticar que é a de se relacionar com as pessoas. Dar tempo ao tempo, compreender cada pessoa e seu cargo, bem como a influência que exerce sobre outras pessoas, faz com que o indivíduo tenha uma percepção mais apurada; essa percepção traz o benefício de se conhecer as pessoas.

Para que uma empresa tenha realmente um ambiente que haja colaboração, as pessoas tem que se permitir se conhecer e não ficarem enclausuradas em seus castelinhos individuais, pois cada ser tem parte no processo de desenvolvimento. A cultura da empresa (que muitas vezes é uma coisa enraizada) pode ser um fator que venha a tornar prazeroso realizar um trabalho em uma determinada empresa. Pense nisso quando estiver se relacionando e julgue se vale a pena continuar onde está.

E respondendo a pergunta-título, é possível. Mas qual a sua disposição para a colaboração?

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s