Comunicação que faz acontecer

Fulano fala. Cicrano grita. Zezinho fala com Joelma no telefone, vê televisão e acessa o twitter.

A amplitude da comunicação nos afeta de todas as formas e por todos os lados. E o mais notável é a quantidade de informação que temos acesso para realizarmos a comunicação. Jornais, revistas, internet, televisão…temos acesso a um mundo particular, que é constituído de verdades e mentiras.

E esse mundo de informações vai impactar no que fazemos, pensamos e também nas nossas relações. O cotidiano das empresas cada vez mais torna-se um espetáculo em tempo real, onde seus atores buscam falar e agir com sede de se destacar. Só que devemos pensar a utilização destas informações de forma a criar e estabelecer relações de confiança na formação de equipes.

E para isso devemos compreender que existe diferença entre grupos e equipes. Sendo bastante objetivo, grupo é um amontoado de pessoas e equipe é a união deste amontoado de pessoas que compartilham de uma visão comum. Perceber essa diferença pode ser crucial para determinar o sucesso ou insucesso em um certo ambiente e uma certa ação. Tão necessário quanto saber utilizar as informação que nós temos – e praticar o processo da comunicação – é saber identificar os desejos e particularidades de cada indivíduo. Crenças, perfil, temperamento….essas e outras características constituí o ser humano. Se você exerce papel de líder ou não, deves perceber a influência de cada característica isoladamente para poder pensar no coletivo. E não adianta ficar no campo das possibilidades: quando tratamos de comunicação, ou entendemos que se faz necessário envolver as pessoas que nos cercam ou estamos fadados ao fracasso.

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s