Liderança Errante: uma aposta para o desenvolvimento.

Acertar e errar faz parte do aprendizado do ser humano. Quando não sabemos por onde caminhar, nos aventuramos no desconhecido. Se acertamos somos felizes. Agora, se erramos, temos uma oportunidade de refazer uma perspectiva de atuação junto a uma pessoa ou a um problema. Podemos desenvolver uma consciência de aprendizado pelo método da tentativa e erro e/ou pela observação sobre a ação de outros indivíduos (entendendo o como e o porque). O aprendizado vem no cotidiano…nos pequenos e grandes momentos, colocando-nos o desafio de saber e querer exercitar a Liderança Errante.

A Liderança Errante, conceito trabalhado por Max de Pree, é um exercício de se lançar no ambiente onde se esta, buscando exercer as características de líder. É uma idéia orientada para a situação, e a expressão da capacidade de líderes hierárquicos de permitir que outros partilhem do controle dos problemas.

Pensar a empresa e a convivência em sociedade é fomentar o desenvolvimento das pessoas para que possam se descobrir e buscar novas soluções. A proposta de Max de Pree envolve paciência, confiança, senso de oportunidade e uma certa dose de ousadia. Paciência porque talvez você terá que superar o erro. Confiança porque terás que ter uma noção bem clara da sua interdependência. Oportunidades podem cair do céu ou podem ser criadas, depende da escolha que tens. Ousar é um risco, logo o risco é uma opção. Se queres mudar o mundo, tens que entender que a mudança não é no singular, mas sim no plural: somos anjos de uma só asa. Voamos, e voamos bem alto, quando nos unimos.

Refletir é necessário.

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s