Confiança: imaginação dos poetas ou conceito essencial nas relações?

Uma característica que muitos não tem vontade de criar e/ou desenvolver. A confiança cada vez mais esta se tornando o elo capaz de ligar as pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal. Neste nosso mundo moderno, cujas informações viajam rapidamente e que urge uma necessidade de fazer tudo muito depressa, esquecemos de dedicar algum tempo para fortalecer laços, conversar bobagens, dar e receber feedback. Surge uma nova geração de profissionais extremamente ligados à tecnologia (mídias sociais) que trava com gerações passadas relações que ainda não promovem a confiança.

Antes de continuarmos, qual seria a tradução de confiança para você?

A tradução pode ser diferente de pessoa para pessoa, mas a prática se reflete na construção de parceria, no efetivo diálogo entre os indivíduos e na segurança que é estabelecida na execução das atividades cotidianas. Como um líder pode delegar sem conhecer o potencial das pessoas que estão em seu escritório? Como um funcionário pode trabalhar com um colega que não sabe o que ele pode fazer? A mesma lógica se aplica no campo pessoal de nossa vida quando pensamos nos amigos, parentes, namorado(a). Não damos abertura para fazer com que as pessoas nos conheçam, bem como não facilitamos o diálogo (lembrando que dialogar é falar do mundo que somos e não do que vemos). Queremos tudo, mas não oferecemos nada. A moeda de troca existente é uma pura e escancarada exigência de perfeição, que se traduz da seguinte forma: faça isso da maneira como eu te disse e você ter meu respeito.

Precisamos avançar muito no quesito confiança, muito a ponto de repensarmos nossos comportamentos e ações com uma perspectiva de sobrevivência. Sim, pois a confiança é a base para se estruturar as relações – e uma sociedade – visando um futuro mais saudável e atraente.

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s