Aprenda a filtrar os estímulos estressantes

Pessoas chatas. Situações de estresse. Insatisfação com a situação pessoal. E a lista não para por aqui. Vemos, sentimos, desejamos…tudo que contempla a natureza humana pode interferir no processo de aprendizagem e na sensação de estar bem. Muitos indivíduos tem uma característica particular para deixar-se levar por coisas ou situações que afetam sua receptividade, sua maneira cativante de ser, seu estado e raciocínio. Não bastasse receber uma influência negativa, há uma necessidade latente de socializar com outras pessoas essa forma de viver.

Colocando com outra perspectiva: em inúmeras oportunidades não dividimos um chocolate (que pode ser associado a qualquer coisa boa que temos) então, porque haveríamos de dividir xingamentos, críticas infantis e um bolo de pregos? Sim. Você entendeu bem. Constantemente oferecemos às pessoas um bolo de pregos, numa tradução literal para comportamentos e ações causadores de conflitos. Conflito é uma palavra de sentido limitante, pois o efeito de se cultivar tal maneira de viver acaba criando um efeito dominó: começando por você e passando pelas pessoas com as quais se relaciona (isso incluí pessoas que você conhece e que não conhece), todos são envolvidos numa tempestade de negativismo. Logo, qual seria a saída honrosa e inteligente para escaparmos deste triste destino que aflige nossa sociedade? A resposta é simples…mas é essencial VOCÊ compreender a necessidade de dedicação e aperfeiçoamento. Devemos aprender a filtrar tudo o que vemos, sentimos e desejamos (os desejos podem agir como um herói ou um vilão para nós) e identificar de que forma posso interagir com o ambiente e com as pessoas

No mundo atual isso não é fácil, mas se faz necessário (e urgentemente) exercitarmos. Só assim podemos vislumbrar que no futuro (próximo ou distante) as pessoas dependerão menos dos psicanalistas.

 

Por Ricardo Verçoza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s