Observar é expandir nossos sentidos

Hoje, não vence o mais forte. Vence aquele que assimila recursos, observando mais. Sobrevive, assim como na natureza, o que desenvolve sua capacidade de prestar atenção em tudo, absorvendo através dos sentidos os princípios básicos das leis naturais, criando e desenvolvendo do nada tudo o que for necessário para a sobrevivência. Vocês já observaram o quanto os animais  utilizam a observação para sobreviver? Assim como eles, devemos recuperar nossa capacidade de observar…

Observar é como olhar sem ver, ouvir sem escutar, tatear sem tocar; é sentir o perfume invisível…

Todos já devem ter vivido situações em que a observação lhes trouxe uma maior compreensão da vida. Mas, com certeza, você também absorveu muito à sua volta, de forma desordenada, inconsciente e sem critério,  perdendo o controle de sua mente e de seus pensamentos….

Os excessos que cometemos no vestir, no comer, na expressão de nosso comportamento, são alguns dos principais sintomas da falta de observação… A falta de observação dos nossos movimentos e do meio em que vivemos nos fazem cegos e alimenta nosso comodismo. Acostumamo-nos com tudo como está, inclusive a sujeira, a desordem, o lixo, as coisas quebradas e, esquecemos o que é belo.  Como se não bastasse, acabamos nos acostumando com o desrespeito, o desprezo, a humilhação, perdendo a dignidade… tudo isso, pela falta de observação. Observar é prestar atenção em tudo com interesse sincero de avaliar, comparar, e distinguir os movimentos da vida para expandir os sentidos… é penetrar em nossos movimentos continuamente buscando o equilíbrio em nossas atitudes; o resto é conseqüência. Observar é expandir nossos sentidos de forma consciente e prestar a atenção no que está acontecendo a nossa volta.

2 pensamentos sobre “Observar é expandir nossos sentidos

  1. Sempre tive problemas com aceitação de muitas coisas nessa vida. Não me conformo com opiniões e inconveniências alheia. Por isso, minha tendência é entrar de cabeça, com o peito estufado, perdendo meu tempo e me desgastando MUITO, em vão. As pessoas são como elas querem ser, e ponto. Conselhos bons todos têm, a questão é botar em prática, ai é o exercício difícil. Eu já entendi que não vou mudar o mundo, então é isso mesmo que você disse… porque não observá-lo? Nos mínimos detalhes? Defeitos e qualidades? A partir da observação temos o poder de nos adaptar. A natureza é perfeita, temos que aprender a absorver o melhor dela e viver num mundo moderno sem ter que destruí-la. Porque sinceramente, se eu não tivesse um canto verde pra fugir toda hora que batesse aquele desespero… Eu seria uma pessoa infeliz. Adorei o texto Ricardo, eu tava pensando nesse assunto ontem =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s