Um a Um

Procurar primeiro compreender é um hábito poderoso… Ao fazer isso você realmente passa a entender a fundo as outras pessoas. Conta com informações precisas para refletir, chega com rapidez ao fundo dos problemas… e dá às pessoas o ar psicológico de que elas precisam, de modo que possam trabalhar eficazmente em conjunto com você. Primeiro compreender é uma abordagem de dentro para fora… Quanto mais você entende as pessoas em profundidade, mais gosta delas, mais respeito sente por elas. Tocar a alma de outro ser humano é pisar em solo sagrado…

E você pode praticar esse hábito agora mesmo. Na próxima vez em que for se comunicar com alguém, deixe de lado sua autobiografia e procure entender de verdade a outra pessoa. Mesmo quando as pessoas não querem revelar seus problemas, você pode ser empático. Pode perceber o que se passa no coração delas, pode sentir a mágoa e ajudar. Você pode dizer algo como: “você parece meio pra baixo hoje”. Talvez a pessoa nem responda; mas não faz mal. Você demonstrou compreensão e respeito. Não force. Tenha respeito. As pessoas não precisam se confessar verbalmente antes que você empatize com elas. Você pode ser empático o tempo inteiro, com seu comportamento. Pode ter discernimento, sensibilidade e consciência de que é possível viver fora de sua autobiografia, quando necessário…

O tempo que você dedica a compreender mais profundamente as pessoas rende dividendos imensos na hora da comunicação sincera… A comunicação torna-se tão fácil que os potenciais problemas são eliminados na raiz… Isso vale para todos os campos da sua vida: na família, com os amigos e nos negócios. Nesse caso, você pode dedicar algum tempo a ouvir seus funcionários – um a um. Ouça seus problemas, tente entendê-los… Em sua empresa, torne o elemento humano tão importante quanto o financeiro ou técnico… Quando você ouve, aprende. E também dá às pessoas que trabalham a seu lado o ar psicológico de que precisam. Você inspira uma lealdade que vai além das exigências burocráticas e físicas do emprego.

Procure primeiro compreender. Antes que os problemas apareçam, antes de avaliar e prescrever, antes de mostrar suas próprias idéias – procure compreender. Esse é um hábito poderoso de interdependência eficaz. Quando procuramos compreender real e profundamente os outros seres humanos, abrimos as portas para soluções criativas… Nossas diferenças não formam mais obstáculos para a comunicação e o progresso. Em vez disso, tornam-se auxiliares da sinergia.

(texto de Stephen R. Covey no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

Um pensamento sobre “Um a Um

  1. Esse texto é muito massa, o cara se garante… Sabe aquelas velhas histórias “Cada um no seu quadrado” e “cada pessoa é uma ilha”? Pois é, fantástico quando você consegue penetrar na alma da pessoa mesmo, pois resistências terão e mais para um networking eficaz é preciso que você entre no “quadrado” do outro! Só que bom senso é fundamental, o networker deve ter perfil expansivo nem por isso ser um mala sem alça, babão, puxa-saco. Ética é fundamental nesse processo. Uma boa estratégia para abordar um novo contato é pedindo a um amigo em comum que lhes apresentem. Não o tendo, procure se informar das atividades que ele faz para você saber puxar uma conversa que o atraia. Mas não ultrapasse os limites dele. O tom da conversa depende do cargo do seu contato e que tipo de grau de intimidade você tem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s